Até o final deste ano, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) pretende substituir por completo as locomotivas convencionais pelos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) que circulam pela região metropolitana de Natal.
Até meados de 2016, a Grande Natal contará com 12 desses veículos, cujas estações estão previstas para serem construídas mais próximas das principais vias públicas da cidade.
Segundo o superintendente da CBTU em Natal, João Maria Cavalcante, a partir do próximo dia 6, a empresa Bom Sinal, responsável pela implantação do VLT na capital potiguar, passará a fazer testes de aceleração, frenagem, carga e velocidade. Isso deve durar por mais 15 dias, quando finalmente o equipamento será liberado para uso pela população na linha que liga Natal a Parnamirim. Em meados de novembro, uma outra máquina chegará à cidade, passará pelo mesmo período de testes e será colocada em operação.
O objetivo, conforme João Maria, é que até o final do ano as duas linhas (Natal/Parnamirim e Natal/Ceará-Mirim) passem a ser completamente operadas pelos VLTs. Tratam-se de veículos mais rápidos, confortáveis, com ar-condicionado, com acessibilidade para cadeirantes e menos poluentes, por utilizarem biodiesel. Apesar da modernização, não há expectativas de que a passagem, que atualmente custa 50 centavos, sofra qualquer reajuste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário