Logo cedo uma notícia sobre cachaça? Bom, depois que vi a foto de japoneses tomando cana com guaraná, essa é para alegrar a segunda-feira da turistada e lembrar que aqui temos ótimos rótulos para degustar:
A cachaça do Rio Grande do Norte Samanaú Prata 2013 foi uma das premiadas no Concours Mondial Spirits Selection 2014, realizado semana passada em Costão do Santinho, Florianópolis-SC. Considerado um dos mais importantes concursos internacionais de destilados, o evento analisou e elencou mais de duzentas marcas de todo mundo.
A cachaça potiguar ficou na classificação ouro entre as brasileiras. A marca caiocoense teve apoio do Sebrae para participar do concurso.
Foi a primeira vez que um país da América Latina sediou o evento. Em degustações às cegas, 215 destilados de todo o mundo foram premiados: 11 medalhas “dupla de ouro”, 100 de ouro e 104 de prata. O evento contou com um júri formado por profissionais de vários países. Também muitos convidados. Do RN, o consultor de vinhos Gilvan Passos marcou presença.
O Brasil teve o maior número de medalhas. Ao todo foram 59: 2 dupla de ouro (Grand Gold Medal) que ficaram para a Cachaça Germana Umburana 2013, de Minas Gerais, e Porto Morretes Cachaça Ouro 2010, do Paraná; 31 de ouro (Gold Medal); e 26 amostras premiadas com prata (Silver medal).
As amostras de cachaça que recebem ouro são degustadas novamente para eleger a melhor entre todas. As vencedoras do concurso de 2014 como melhores cachaças do Brasil foram Cachaça Famosinha de Minas 2013, Engenho Buriti de Minas Ltda e Cachaça Weber Haus Envelhecida em Amburana Destilado, Rio Grande Sul, H. Weber e cia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário