O Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Turismo realizou durante esta quinta-feira (03) no Centro de Convenções de Natal o “I Workshop Projeto Geoparque Seridó”, onde Currais Novos será um dos municípios seridoenses polos desta área que conjugará geoconservação com desenvolvimento econômico e sustentável e que estimulará o desenvolvimento econômico e social da região.
O vice-prefeito de Currais Novos, João Gustavo, a coordenadora do turismo municipal, Socorro Góes, e o geólogo Getson Luís, participaram do encontro, onde na ocasião foi anunciada que a Prefeitura de Currais Novos irá disponibilizar uma sala para sediar o escritório do projeto na região. “Currais Novos tem um enorme patrimônio paleontológico, geológico, natural e cultural, e este Geoparque será extremamente importante para desenvolvermos ações que estimulem o turismo e fortaleça a economia de forma sustentável”, disse João.
De acordo com o professor e geólogo Marcos Antônio do Nascimento, existem 111 geoparques no mundo e apenas um no Brasil, que fica na região do Araripe no Ceará. Flávia Lima lembrou que os geoparques surgiram na Europa no ano 2000 e que estas áreas serviram de “instrumento para o desenvolvimento local”. “Os geoparques tem como objetivo conservar o patrimônio geológico, promover a pesquisa científica, programas de educação, incentivar o empreendedorismo, estimular o desenvolvimento socioeconômico e cultural, e melhorar as condições da comunidade”, disse.
De acordo com a consultora, a UNESCO é instituição mundial que apoia o projeto, e recebe candidaturas de “geoparques aspirantes” que poderão ser incluídos na rede mundial. O Brasil conta com vários projetos, entre eles o do Seridó (RN) que possui 16 geossítios em 06 municípios com locais de beleza espetacular, como a Serra Verde e Vale Vulcânico (Cerro Corá), Mirante de Santa Rita (Lagoa Nova), Pico do Totoró e Canyon dos Apertados (Currais Novos), Açude Gargalheiras em Acari, Xique-Xique e Monte do Galo em Carnaúba dos Dantas, e o Açude Boqueirão em Parelhas.
Fonte:ASSECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário