recebemos todos os cartôes de crédito

recebemos todos os cartôes de crédito

03 agosto, 2014

Água de chuva, sem tratamento


Uma prática secular do homem sertanejo ganhou chancela científica. Dois projetos tocados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal do RN (IFRN) apontam que a utilização de água da chuva para consumo humano é possível e até saudável. 
Segundo os estudos, desde que o primeiro milímetro da chuva seja descartado, todo o restante possui a mesma qualidade da água colhida nos lençóis freáticos. A UFRN  adotou a diretriz do aproveitamento de água como parte do plano diretor dos campi, e deve começar a instalar as estruturas em 2015.

O engenheiro civil e doutor em Recursos Naturais Cícero Onofre de Andrade Neto, do Laboratório de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Larhissa) da UFRN comandou um estudo realizado em 2008 para avaliar a qualidade da água de chuva. A estrutura nomeada de amostrador capta a água da chuva por meio de uma boca com 50 milímetros de diâmetro. 
A água captada segue por uma tubulação de PVC e vai enchendo armazenadores de amostras  de 20 centímetros. Cada uma delas é projetada para captar um milímetro de chuva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário