recebemos todos os cartôes de crédito

recebemos todos os cartôes de crédito

29 junho, 2015

Há 100 anos surgia o primeiro clube de futebol do RN: O mais querido

Alvinegro comemora o seu centenário nesta segunda-feira (Foto: Wellington Rocha/PortalNoar)

Há exatamente 100 anos, nascia o primeiro clube de futebol do Rio Grande do Norte. No dia 29 de junho de 1915 surgia o ABC Futebol Clube, que hoje comemora o seu centenário, o primeiro time da capital potiguar a atingir a expressiva marca. E para festejar, a diretoria do clube já divulgou uma agenda de um ano de comemorações, que terá início já nesta segunda-feira (29).
O Mais Querido, como ficou conhecido com o passar dos anos, foi fundado por um grupo de jovens natalenses, em um dos cômodos do casarão do Coronel Avelino Alves Freire, comerciante e presidente da Associação Comercial do RN, na Avenida Rio Branco, no bairro da Ribeira.
Com a reunião, o primeiro objetivo foi escolher o nome do novo clube. O conjunto de letras ‘ABC’ prestou uma homenagem ao Pacto de Amizade Fraternal, amparado diplomaticamente por Argentina, Brasil e Chile, assinado em 1903. A sugestão foi aceita por unanimidade, à época.
Entre as façanhas da equipe potiguar em 100 anos está o Decacampeonato estadual. Entre 1932 e 1941, o Mais Querido venceu a competição estadual em sequência, conseguindo assim ter o seu nome registrado no livro dos recordes. Além do Alvinegro de Natal, apenas o América Mineiro conseguiu repetir o feito, entre 1916 e 1925.
O Time da Frasqueira também fez história em 1973, ao cumprir 108 dias de excursão pela Europa, Ásia e África, sendo assim o clube de futebol a permanecer mais tempo fora do Brasil. O início da viagem aconteceu em 17 de agosto e teve seu fim apenas no dia 6 de dezembro. Ao todo foram 24 confrontos, sendo sete vitórias, 12 empates e cinco derrotas.
No ano do seu centenário, o clube disputa mais uma vez a Série B do Campeonato Brasileiro, com o sonho de uma vaga na primeira divisão da elite nacional. Atualmente a equipe é a 11ª colocada com 12 pontos conquistados nas nove rodadas iniciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário